As disciplinas são divididas em básicas e específicas, oferecendo uma ampla gama de conhecimentos de subáreas das Neurociências e de fronteiras. São ministradas sob a forma de preleção, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos e trabalhos em laboratório. Todas elas contam com a participação ativa do nosso corpo discente.

CH para integralização do currículo de Mestrado

Carga Horária Créditos
Disciplinas Básicas 300 10
Disciplinas Básicas
ou Especificas
300 10
Dissertação 675 15
Integralização 1275 35

CH para integralização do currículo de Doutorado

Carga Horária Créditos
Disciplinas Básicas 300 10
Disciplinas Básicas
ou Especificas
450 15
Dissertação 1350 30
Integralização 2100 55

Ementas para consulta, download e impressão

Tradução juramentada das disciplinas

As disciplinas juramentadas foram gentilmente cedidas por um egresso, portanto, não há tradução oficial de todas as disciplinas.

Ementas das disciplinas básicas

Atividade Elétrica Neuronal

Responsável:

Elizabeth Giestal de Araújo

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Potencial de repouso: Conceito de difusão através da membrana; a lei de Fick; potenciais de difusão; potenciais de equilíbrio; a equação de Nernst; as bases iônicas para os potenciais de membrana; gênese do potencial de membrana; a bomba de sódio e de potássio; a importância da atividade da bomba. Potencial de ação: O impulso nervoso; características do potencial de ação; as bases iônicas do potencial de ação; as propriedades do potencial de ação; a técnica de “voltage clamp”; a técnica de “patch clamp”; mecanismos de propagação do potencial de ação; condução saltatória; registro extracelular do potencial de ação. Transmissão sináptica: Junção neuromuscular; morfologia da junção neuromuscular; moléculas neurotransmissoras; etapas da transmissão sináptica; o potencial de placa motora; características e propriedades do potencial de placa; microfisiologia da junção neuromuscular; sinapses neurônio-neurônio; morfologia das junções sinápticas; tipos de sinápses neurônio-neurônio; sinapses excitatórias e inibitórias; características do potencial pós-sináptico excitatório e inibitório; mecanismos de facilitação e de oclusão; gênese do potencial de ação na membrana pós-sináptica; mecanismos de inibição sináptica.

Bases Biológicas Do Comportamento Animal

Responsável:

Pablo Pandolfo

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Discussão de aspectos históricos; conceitos envolvidos na formação e expressão do comportamento; substratos neurais e neurotransmissores que subjazem o comportamento; participações genéticas, filogenéticas e ontogênicas do comportamento; protocolos experimentais e suas possíveis inferências com condições patológicas.

Biologia Celular das Membranas e Processos de Transporte

Responsável:

Roberto Paes de Carvalho

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Estrutura da membrana plasmática; aspectos históricos do desenvolvimento de modelos de membrana; análise físico-química e aspectos termodinâmicos da estrutura da membrana; movimentos dos lipídios e proteínas; transporte através da membrana plasmática; transporte passivo e ativo; carreadores e canais; regulação dos transportadores; especializações de membrana (lipid rafts e cavéolas).

Citocinas e Desenvolvimento do Sistema Nervoso

Responsável:

Elizabeth Giestal de Araújo

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Definição de citocinas. Caracterização das famílias de moléculas que compõem a super família das citocinas. Mecanismos de sinalização das citocinas, receptores envolvidos e vias de sinalização. Ação de interleucinas pró e anti-inflamatórias sobre o sistema nervoso. Aspecto global. Efeito da IL-2, da IL-6 e da IL-4 no desenvolvimento do sistema nervoso. Efeitos sinergísticos e antagônicos das interleucinas no sistema nervoso.

Interações Fármaco X Receptor

Responsável:

Marcelo Cossenza Pettezonni de Almeida

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

O curso se destina a explorar os conceitos chave das interações entre moléculas ligantes em receptores biológicos (enzimas, receptores, transportadores, canais iônicos, etc.) e sobre qual aspecto estes se relacionam com a qualidade e quantidade de efeito induzido pela ligação. Serão estudadas as relações quantitativas de ocupação (“binding”) nos sítios biológicos (Bmáx, Kd), os tipos de efeito produzido (eficácia) pela ligação de fármacos (agonismo total, parcial e inverso), definição de atividade intrínseca e eficácia intrínseca, aspectos quantitativos de potência de efeitos (EC50), estudo de antagonismo competitivo (ensaios de deslocamento e potência inibitória, IC50), não competitivo e irreversível. No ensaio de antagonismo competitivo será discutida a relação quantitativa de afinidade e concentração entre agonistas e antagonistas (equação de Cheng-Prussof). Será discutido também o impacto do conhecimento destas propriedades interativas entre Concentração vs. Afinidade, e o impacto da seletividade de efeitos farmacodinâmicos desejado.

Introdução à Psicofisiologia

Responsável:

Isabel de Paula Antunes David

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

Fudamentos teóricos em psicofisiologia e ferramentas utilizadas para aferir respostas psicofisiológicas. Aspectos teóricos da eletroencefalografia e potenciais relacionados a eventos aplicados a tarefas atencionais e emocionais. Aula prática de eletroencefalografia.

Neuroanatomia Funcional

Responsável:

Priscilla Oliveira Silva Bomfim

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Compreender a divisão anatômica, funcional e segmentar do sistema nervoso humano; discutir a funcionalidade do sistema nervoso central, periférico e autonômico baseado nas suas subdivisões estruturais e funcionais. Histórico e introdução à Neuroanatomia. Desenvolvimento e organização macroscópica do sistema nervoso de humanos. Organização segmentar do SN: Planos e eixos anatômicos. Tratos, feixes e fibras nervosas. O SN e suas subdivisões. Meninges e líquido cérebro espinal. Medula espinal: organização funcional – tratos ascendentes e descendentes; nervos espinais; tronco encefálico; nervos cranianos; tálamo: núcleos e conexões. O Cérebro: Estrutura e localizações funcionais no Córtex Cerebral. Gânglios da base e seu papel no controle motor. Cerebelo: Circuitos e conexões. Sistema límbico. Hipotálamo, epitálamo e subtálamo.

Neurobiologia dos Sistemas Sensoriais, Motores e Cognitivos

Responsável:

Claudio A. Serfaty

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Sistemas Sensoriais. Receptores sensoriais: Definição e importância evolutiva; função evolutiva; tipos de receptores quanto ao estímulo adequado; receptores fásicos e tônicos; propriedades dos recepotores sensoriais; potencial gerador. Processamento da informação visual: Estrutura da retina; Fotorreceptores e fototransdução; Processamento visual na retina; Processamento cortical em série e em paralelo; Visuotopia. Audição: Processamento da informação auditiva no ouvido médio; Estrutura e função do ouvido médio e interno; O órgão de corti; Mecanismos de adaptação ao estímulo auditivo; Transdução em células ciliadas; Vias centrais e processamento cortical: Tonotopia. Olfato e gustação: Receptores sensoriais de olfato e gustação; distribuição de receptores olfativos e gustatórios nos epitélios sensoriais; mecanismos moleculares de transdução. Somestesia e dor: Receptores cutâneos e profundos; Características de nociceptores; Mecanismos de Transdução; Vias sensoriais centrais; Mecanismos de modulação da dor. Controle Motor: Reflexos Medulares; Controle motor, postura e locomoção; Controle cortical e programação motora; Cerebelo; Gânglios da Base; Doenças degenerativas.

Noções Práticas de Bioestatística

Responsável:

Lucianne Fragel Madeira

Carga Horária:

90 horas

Créditos:

3 créditos

Ementa:

Disciplina de natureza teórica-prática. Oferecer ao aluno de pós-graduação os fundamentos da metodologia estatística aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde. Os tópicos abordados serão: Análise exploratória de dados, tipos de gráficos, tabelas e medidas de tendência central. Em seguida, demonstraremos a importância das distribuições de probabilidade, e também os testes de hipóteses, no contexto de uma ou mais amostras. Na parte prática do curso serão realizados exercícios com o software GraphPad PRISMA. Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha capacidade de entender as principais ferramentas estatísticas necessárias para o desenvolvimento da pesquisa científica.

Sinalização Química

Responsável:

Ana Lúcia Marques Ventura

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Tipos gerais de sinalização; Mediadores hidrofóbicos e seu mecanismo de ação; Estrutura e fisiologia de receptores ionotrópicos; Estrutura de receptores metabotrópicos; Ciclo da Proteína G; Proteínas efetoras: adenil ciclase e fosfolipase C; Segundos mensageiros: AMP cíclico, inositol-trifosfato e Cálcio; Proteínas cinases dependentes de segundos mensageiros: PKA e PKC; Fatores tróficos; Estrutura e mecanismos de ativação dos receptores tirosina cinases; Tirosina cinases solúveis; Proteína Ras e proteínas cinases dependentes de sinais extracelulares (ERKs); Regulação de receptores acoplados à proteína G: Dessensibilização, sequestro e down-regulation; Sinalização para o núcleo celular; Sinalização no desenvolvimento: Notch, Hedgehog e Wnt; Sinalização para o citoesqueleto.

Ementas das disciplinas específicas

Atividades acadêmicas – Supervisão de projetos de pesquisa 1

Responsável:

Todos os docentes do programa de Pós-graduação em Neurociências

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

A disciplina visa estimular a participação de alunos de mestrado, sob supervisão de um professor do PPGNeuro, na orientação de alunos de iniciação científica. A orientação comprovada de alunos de iniciação científica pode se dar através da participação conjunta em trabalhos apresentados em congressos científicos ou artigos científicos publicados.

Atividades acadêmicas – Supervisão de projetos de pesquisa 2

Responsável:

Todos os docentes do programa de Pós-graduação em Neurociências

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 créditos

Ementa:

A disciplina visa estimular a participação de alunos de Doutorado, sob supervisão de um professor do PPGNeuro, na orientação de alunos de iniciação científica. A orientação comprovada de alunos de iniciação científica pode se dar através da participação conjunta em trabalhos apresentados em congressos científicos.

Atividades de extensão – Ciência e Sociedade 1

Responsável:

Docentes do programa de Pós-graduação em Neurociências

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 créditos

Ementa:

A disciplina visa estimular a participação de alunos de Mestrado, sob supervisão de um professor do PPGNeuro, em atividades de extensão e divulgação científica a fim de promover um maior engajamento dos discentes com a sociedade.

Atividades de extensão – Ciência e Sociedade 2

Responsável:

Todos os docentes do programa de Pós-graduação em Neurociências

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 créditos

Ementa:

A disciplina visa estimular a participação de alunos de Doutorado, sob supervisão de um professor do PPGNeuro, em atividades de extensão e divulgação científica a fim de promover um maior engajamento dos discentes com a sociedade.

Bases Farmacológicas da Neurotransmissão – Ação dos Psicofármacos

Responsável:

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Fundamentos de Psicofarmacologia; Conceitos de Farmacocinética e Farmacodinâmica; Mecanismos de Ação dos Psicotrópicos; Antipsicóticos; Antidepressivos e Antimaníacos; Ansiolíticos; Hipnóticos; Anticonvulsivantes; Drogas Ilíciítas e seus Mecanismos de Ação.

Cultura de Células Nervosas

Responsáveis:

Roberto Paes de Carvalho e Ana Lúcia Marques Ventura

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

Obtenção de tecido nervoso embrionário; Métodos de dissociação de células nervosas embrionárias; Tipos de cultura: Monocamada, agregados e explantes; Seleção de substratos de alta adesividade; Obtenção de culturas purificadas de neurônios; Culturas complexas: Desenvolvimento de cultura de células gliais; Aplicação de culturas em estudos neuroquímicos.

Desenvolvimento do Sistema Nervoso

Responsáveis:

Ana Lúcia Marques Ventura e Paula Campello Costa Lopes

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Discutir conceitos básicos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso central e periférico, envolvendo os fenômenos de indução neural, regionalização, neurogênese, proliferação/diferenciação celular, migração celular, sobrevivência e diferenciação neuronal, crescimento dendrítico/axonal e formação e eliminação de sinapses. Células tronco neurais e suas aplicações.

Drogas de Abuso e Suas Ações no SN

Responsável:

Mariana Pereira Rodrigues

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

A disciplina aborda os efeitos e as mudanças na neuroquímica do SNC pelo uso de drogas ilícitas. Tem como objetivo compreender os aspectos funcionais da dependência química, incluindo o papel e importância do sistema recompensa. Compreender as ações e mudanças na neuroquímica do SNC produzidas por canabinoides, cocaína e crack, heroína, metanfetamina, ecstasy e LSD.

Farmacologia Aplicada

Responsável:

Adriana Silva e Cassiano Albuquerque

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 crédito

Ementa:

1. Vias de administração de drogas no organismo. 2. Absorção e distribuição de drogas. 3. Biotransformação e excreção de drogas. 4. Receptores. 5. Mecanismos básicos de ação de drogas. 6. Mediadores da resposta inflamatória. 7. Antihipertensivos. 8. Antipiréticos, analgésicos e anti-inflamatórios esteroidais e não esteroidais. 9. Neurofarmacologia. 10. Imunofarmacologia. 11. Farmacologia dos Produtos Naturais. 12. Compostos bioativos dos alimentos. 13. Farmacogenética. 14. Nanofarmacologia 

Fundamentos Básicos da Biologia dos Transportadores de Membrana no Sistema Nervoso

Responsável:

Alexandre dos Santos Rodrigues

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

Controle transcricional e traducional da expressão de transportadores no cérebro; Regulação do tráfego dos transportadores no cérebro; Transportadores como receptores: Agentes de sinalização celular; Doenças relacionadas a transportadores e oportunidades destes como alvos farmacológicos. A disciplina tem como objetivos: Discutir os aspectos diversos dos transportadores de membrana no sistema nervoso central (SNC) em situações fisiológicas e patológicas, com uma concentração especial nos processos neuroquímicos de comunicação celular relacionados ao controle da atividade e expressão dos diferentes transportadores de membrana.

Imunocitoquímica

Responsável:

Karin da Costa Calaza

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Métodos de produção e obtenção de anticorpos: Anticorpos policlonais – imunização; Anticorpos monoclonais – fusão, clonangem, manutenção e expansão de clones celulares. Métodos de purificação de anticorpos: Precipitação, imuno adsorsão, cromatografia. Métodos de detecção de anticorpos: Precipitação, aglutinação, imunoenzimáticos. Métodos de obtenção, purificação e caracterização de populações celulares gradiente, panning, beads e citometria de fluxo. Métodos moleculares para caracterização de células apoptóticas.

Interações neuroimunoendócrinas

Responsável:

Vinicius de Frias Carvalho e Paula Campello

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Noções gerais sobre os sistemas nervoso, endócrino e imune. Sistemas integradores do eixo neuroimunoendócrino. Distúrbios neuroimunoendócrinos observados em doenças infeciosas, metabólicas e do sistema nervoso central.

Métodos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa

Responsável:

Lídia Maria Amorim

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Diferenças estruturais e funcionais de células eucarióticas. Culturas de linhagens celulares estabelecidas. Análise da síntese de macromoléculas (DNA e Proteínas) através da incorporação de precursores radioativos em cultura de células e os estudos de mecanismos de ação das drogas. Análise do perfil de proteínas pela técnica de western blot. Síntese de proteínas recombinantes em sistema de expressão bacteriano e suas aplicações nos estudos de mecanismos de ação das drogas em sistemas acelulares (cell free systems). Princípios e aplicações da técnica de PCR.

Morfologia e Função das Células Gliais na Saúde e na Doença

Responsáveis:

Paula Campello Costa Lopes e Ana Lúcia Tavares Gomes 

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Análise dos aspectos relacionados a morfologia e função das células gliais central e periférica; Funções básicas e sinalizações associadas com barreiras encefálicas; Interações neurônio-glia (conhecer a biologia celular e molecular da interação neuro-glial); Analisar a resposta glial após manipulações ou processos patológicos do sistema nervoso central e periférico; Discutir a sinalização entre células de Schwann, Oligodendrócitos, Astrócitos, Microglia. Aspectos patológicos.

Neurobiologia da Matriz Extracelular

Responsável:

Priscilla Oliveira Silva Bomfim

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Objetivos: Compreender a participação morfo-funcional de diversas moléculas da rede da matriz extracelular em diferentes eventos que acompanham o desenvolvimento e a plasticidade do sistema nervoso central e periférico. Descrição da Ementa: Parte 1) Moléculas da matriz extracelular no sistema nervoso central (SNC) e no sistema nervoso periférico (SNP); Parte 2) Interações celulares mediadas pela matriz extracelular (MEC); Parte 3) Sinalização celular e MEC; Parte 4) Participação da MEC no desenvolvimento e plasticidade do SNC e SNP; Parte 5) MEC e patologias do SNC e SNP.

Neuroplasticidade

Responsável:

Claudio A. Serfaty

Carga Horária:

90 horas

Créditos:

3 créditos

Ementa:

Mecanismos de Desenvolvimento de Topografia: A hipótese de Sperry; Gradientes Moleculares e o Desenvolvimento de Topografia no Sistema Visual; Papel da atividade Elétrica no Desenvolvimento de Projeções Visuais; Sinapses Hebianas e Plasticidade Sináptica; Papel de Neurotransmissores no Desenvolvimento e Reorganização Plástica do SNC; Mecanismos Celulares/Moleculares da LTP e LTD no Hipocampo; Mecanismos Celulares/Moleculares da LTD no Cerebelo; Mensageiros retrógrados e Plasticidade Sináptica; Neurotrofinas e Plasticidade Sináptica; Competição Sináptica e Desenvolvimento de Padrões de Conexão em motoneurônios; Mensageiros Retrógrados e o Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Visual; Plasticidade no SNC adulto.

Neurotransmissores e Distúrbios do Sistema Nervoso Central

Responsável:

Paula Campello Costa Lopes

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Discutir questões sinápticas e da neurotansmissão em diversas condições patológicas que afetam o sistema nervosa central, tais como as clássicas doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, Hungtinton e Doenças por Prions), Esquizofrenia, Autismo, Epilepsia, os Transtornos do Humor (Depressão, Ansiedade), bem como a ação de drogas nas sinapses  – Sistema Recompensa (Álcool, Nicotina, Maconha, Cocaína, Ecstasy, dentre outras).

Neurotrofinas: Da Descoberta à Atualidade

Responsável:

Elizabeth Giestal de Araújo

Carga Horária:

90 horas

Créditos:

3 créditos

Ementa:

Morte Celular programada durante o desenvolvimento do Sistema Nervoso; A descoberta do NGF; A teoria neurotrófica; A família das neurotrofinas e seus receptores; O papel das neurotrofinas em células indiferenciadas; Neurotrofinas e doenças neurodegenerativas; Ações de neurotrofinas em outros sistemas além do Sistema Nervoso.

O Dualismo Da Apoptose: Do Desenvolvimento às Doenças Neurodegenerativas

Responsável:

Elizabeth Giestal de Araújo

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Definir o fenômeno da apoptose; Contextualizar temporalmente os estudos sobre a apoptose; Estabelecer comparações entre apoptose e necrose; Caracterizar os aspectos morfológicos e bioquímicos deste evento; Caracterizar os mecanismos de controle da apoptose; Analisar o papel da apoptose ao longo do desenvolvimento e nos processos patológicos; Analisar as interrelações entre a apoptose e a autofagia.

Organização Morfo-Funcional da Retina

Responsável:

Karin da Costa Calaza

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Estrutura e organização morfo-funcional da retina. Circuitos retinianos. Classificação dos neurônios retinianos. Organização e classificação de campos receptores de células ganglionares. Mecanismos celulares e farmacológicos das sinapses retinianas. Mediadores químicos da retina.

Seminários em Biociências

Responsável:

Roberto Paes de Carvalho

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

A ementa do curso constará de diferentes assuntos, apresentados sob a forma de seminários semanais por professores e pesquisadores convidados.

Seminários em Filosofia da Ciência

Responsável:

Roberto Paes de Carvalho

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

O renascimento e ascensão da ciência moderna. Principais filósofos e sua influência na ciência. Ciência e ética; Fundamentos do método científico; Filosofia e Biologia moderna.

Sistema Colinérgico: Do Desenvolvimento à Neurodegeneração

Responsável:

Aline Araújo dos Santos Rabelo

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Caracterização do sistema colinérgico; Tipos de receptores e suas vias de sinalização; Neurônios colinérgicos no Sistema Nervoso Central; Sistema Colinérgico e Cognição; Fatores tróficos e sistema colinérgico; Disfunção colinérgica e patologias associadas; Sistema colinérgico e o controle da neurodegeneração.

Técnicas em Neurobiologia Celular

Responsável:

Roberto Paes de Carvalho

Colaboradores:

Ivan Domith e Ana Ventura

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Técnicas de análise do Sistema nervoso a nível celular. Análise de vias de sinalização por western blot e imunofluorescência. Métodos de transfecção de sondas fluorescentes. Imageamento e quantificação de cálcio e atividades de proteínas-cinases por sondas genéticas fluorescentes. Técnicas de produção e infecção com short-hairpin RNAs (shRNAs). Testes de knock-down de proteínas de interesse. Cada aluno deverá apresentar um pequeno projeto relacionado ao seu trabalho de dissertação ou tese, realizar um experimento orientado e apresentar um relatório dos resultados.

Técnicas Neuroanatômicas – Microscopia de Deconvolução e Marcação Neuronal

Responsável:

Claudio A. Serfaty

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Transporte axonal anterógrado e retrógrado. Tipos de traçadores utilizados para mapeamento neuronal. A enzima peroxidase como traçador neuronal anterógrado e retrógrado. Dextranas biotiniladas e toxina da cólera como traçadores neuronais. Reações histoquímicas que permitem localizar a presença de peroxidase nos tecidos. Determinação do tipo de traçador em função do protocolo experimental. Injeção de HRP como traçador anterógrado e retrrógrado. Utilização de traçadores lipofílicos e fluorescentes anterógrados. Processamento do material para a reação histoquímica. Observação do material ao microscópio óptico de fluorescência e microscopia de deconvolução.

Tópicos em Neurobiologia Celular I

Responsável:

Roberto Paes de Carvalho

Carga Horária:

60 horas

Créditos:

2 créditos

Ementa:

Adenosina como neurotransmissor ou neuromodulador; Receptores e transportadores de adenosina; Vias de sinalização moduladas por adenosina; adenosina na retina: Histórico e descobertas atuais; Adenosina e regulação da sobrevivência neuronal; Interações com o sistema glutamatérgico; Óxido nítrico: Neuromodulador na retina; Regulação de vias de sinalização e sobrevivência neuronal por óxido nítrico; Vitamina C e óxido nítrico; Tópicos especiais emergentes na área.

Tópicos em Neurobiologia Celular II

Responsável:

Karin da Costa Calaza

Carga Horária:

30 horas

Créditos:

1 crédito

Ementa:

Regulação da síntese, captação e liberação de neurotransmissores; Modulação de receptores de neurotransmissores; Neurotransmissores excitatórios e inibitórios: Os sistemas GABAérgico e glutamatérgico; Funções de sistemas neurotransmissores no desenvolvimento; Distúrbios de sistemas de neurotransmissores: Doenças neurodegenerativas e psiquiátricas; Tópicos especiais emergentes na área.

Translate »
Skip to content