Neurobiologia básica e aplicada

Esta linha de pesquisa tem como foco analisar os mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao desenvolvimento e a plasticidade dos circuitos neurais em diversos modelos animais ou de sistemas celulares in vitro que possam ser aplicados a doenças humanas do sistema nervoso central. Além disso investiga as bases biológicas do comportamento animal e humano com vistas a avaliação do efeito de diversas substâncias químicas e fármacos conhecidos ou novos com potencial de ação em condições normais e patológicas. Adicionalmente, pretende-se com esta linha de pesquisa sensibilizar alunos, professores, bem como o público em geral de escolas e espaços não formais de ensino de diversas temáticas dentro das Neurociências criando espaços de discussão. Assim, a linha de pesquisa objetiva promover o diálogo e a popularização das Neurociências, repensando ainda as práticas de ensino-aprendizagem, utilizando novas abordagens metodológicas para a aquisição do conhecimento pelo cidadão e ainda, aproximar os estudantes e professores do ensino básico, bem como do público em geral, da ciência, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas.

Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Nervoso

Este projeto de pesquisa investiga os mecanismos celulares e moleculares que permeiam a neuroplasticidade do sistema nervoso central em desenvolvimento e também a que segue lesões ou manipulações experimentais que possam interferir com a conectividade central.

Bases Biológicas do Comportamento Humano e Animal

Este projeto de pesquisa investiga diferentes aspectos do comportamento animal bem como os mecanismos neurais subjacentes. Avalia-se o efeito de diversas substâncias químicas na modulação molecular envolvida em comportamentos associados a atividade sensorial, motora e cognitiva. Adicionalmente, é avaliado de que forma os sistemas emocionais e atencionais interagem para direcionar o comportamento humano e sua modulação através de diferentes níveis de demanda cognitiva e de pistas sensoriais do meio.

Ensino e Divulgação em Neurociências

Este projeto de pesquisa pretende sensibilizar alunos e professores, bem como o público em geral de escolas e espaços informais de ensino de diversas temáticas dentro das Neurociências criando espaços de discussão. Assim, objetivamos promover o diálogo e a popularização das Neurociências, repensando ainda as práticas de ensino-aprendizagem, utilizando novas abordagens metodológicas para a aquisição do conhecimento pelo cidadão, além de aproximar os estudantes, professores do ensino básico e público da ciência, no geral, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas.

Neuroimunologia

Esta linha de pesquisa tem como objetivo principal analisar sistemas integradores do eixo neuroimune e o papel de diferentes citocinas na regulação de funções do sistema nervoso central bem como a ação de neurotransmissores e neuromoduladores na resposta imunológica que segue a alterações decorrentes de lesões centrais ou periféricas. Ela avalia também a regulação do sistema neuroimune por corticoides e adrenalina e a regulação neuro-humoral e imune após lesões que afetam o sistema nervoso.

Interações Neuroimune e endócrinas

Este projeto de pesquisa avalia o envolvimento das interações neuroimunes e endócrinas no desenvolvimento e em condições patológicas do sistema nervoso. Nela, estuda-se o papel de diferentes citocinas, de neurotransmissores e de hormônios esteroides nos fenômenos pertinentes ao desenvolvimento e à homeostasia de células do sistema nervoso. Especial ênfase é dada às vias de sinalização através das quais essas diferentes moléculas medeiam suas respostas celulares.

Neuroquímica e Neurofarmacologia

Esta linha de pesquisa investiga diferentes aspectos relacionados à bioquímica e à farmacologia do sistema nervoso central. Nela, estudam-se diversas moléculas sinalizadoras, bem como suas vias e cascatas envolvidas nos diversos fenômenos do sistema nervoso. Nesta linha de pesquisa também se avalia a atividade e funcionalidade de receptores de diferentes sistemas de neurotransmissão e neuromodulação e como estes podem ser modificados por diferentes tratamentos farmacológicos. Mais ainda, avalia-se a possibilidade de revelar novas vias de sinalização, novas interações entre vias conhecidas e novos alvos farmacológicos, como receptores, proteínas efetoras, proteínas acopladoras, dentre outras. Em particular, o interesse é maior sobre os sistemas glutamatérgico, nitrérgico, GABAérgico, dopaminérgico, colinérgico, purinérgico e endocanabinérgico. Todas estas questões são abordadas em condições normais e em diferentes modelos para o estudos de doenças ou transtornos do sistema nervoso.

Bases celulares de doenças e transtornos do sistema nervoso

Este projeto de pesquisa investiga diversos modelos animais ou de sistemas celulares in vitro de doenças humanas tais como as doenças neurodegenerativas, mentais ou tumorais. Avalia-se o efeito de diversas substâncias químicas ou fármacos na modulação molecular, celular e comportamental de diferentes modelos de estudo.

Mecanismos de Sinalização Química no SN

Este projeto pretender elucidar a comunicação celular entre neurônios e destes com células gliais em modelos in vivo e in vitro. Avalia-se a atividade e funcionalidade de receptores de diferentes neurotransmissores e neuromoduladores em condições normais ou após tratamentos farmacológicos específicos em sistemas in vitro ou in vivo. Investiga-se ainda interações moleculares entre vias intracelulares diversas que medeiam aspectos funcionais importantes para o sistema nervoso, com o objetivo de identificar novos possíveis alvos farmacológicos para diferentes substâncias químicas. Há, neste projeto, especial interesse nos sistemas glutamatérgico, nitrérgico, GABAérgico, dopaminérgico, colinérgico, purinérgico e endocanabinérgico.

Translate »